quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Prometi a mim mesma que iria manter este blog sempre atualizado, mas essas últimas semanas aconteceram tantas coisas que não tive tempo e nem inspiração pra escrever.

Semana de prova na faculdade. A pior de todas!!

Até agora, já sei que passei em pelo menos 3 matérias e todas com médias boas!!
Ufa...

E pra completar, na mesma semana roubaram minha moto.

Ainda bem que tem seguro. E serve de aviso a quem tem veiculo: façam seguro, é caro mas vale a pena.

Neste exato momento, estou elaborando um relatório sobre alguns (muitos) seminários que assisti nas aulas de "filosofia" e baseando-me num texto de Peter Drucker.

Espero conseguir escrever um bom texto e após isso posso me considerar de férias da facu.

Ah, esqueci de contar, na mesma bendita semana, ainda fui madrinha de casamento de uma amiga (sábado) e hj (quarta) serei madrinha de formatura do meu irmão...

E semana que vem, Natal e depois Reveillon.

Aff...

Esse ano tah coisa de doido, mas está ótimo, Graça à Deus

Mais uma novis: segunda (dia 14), completei 1 ano de namoro!
Que fofis!!

Bjin e até p próximo post...

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sou estudante da Fatec e já fiz 2 cursos técnicos pela ETEC.

A coisa mais comum encontrada no perfil desses cursos são os seminários (apresentações de trabalhos).

O principal objetivo dos seminários (acredito eu), além de é claro desenvolver sua habilidade de compreensão do assunto tratado, é desenvolver também a capacidade de falar em público, uma das maiores dificuldades encontradas em muita gente (e não somente quem é tímido).

É essa dificuldade que acaba muitas vezes com a apresentação de um belíssimo trabalho.

Resolvi então, colocar algumas dicas que aprendi e continuo aprendendo ao longo das minhas experiências acadêmicas.

Não sou nenhuma especialista no assunto, mas essas dicas são simples e se seguidas irão ajudar bastante.

1 - Estude bem (e muito bem o assunto que vc irá falar)

Uma dica é estudar referências na história.
Por exemplo, se o assunto é sobre a Semana da Arte Moderna (de 1922), vale a pena saber o que acontecia no Brasil naquela época, para que vc possa situar-se no tempo e fazer referências quanto à Economia e a própria História do Brasil para explicar melhor os acontecimentos deste evento.

2- Mantenha a calma na hora da apresentação.

Se vc estudou bem, ninguém melhor que vc sabe do assunto, portanto fale com convicção e se não tiver certeza sobre algo não fale, para que não haja dúvidas.

3 - Faça pequenas anotações do que irá falar.

Isto só funciona se vc estiver com total segurança do que irá falar. Anote em cartões tópicos, nomes e datas somente para o caso de vc se esquecer.
Não vale anotar frases inteiras e ficar lendo (não existe coisa pior).

4 - Fale para o público

É claro que o professor precisa ouvir, mas as outras pessoas estão lá também e se vc fala como se só estivesse vc e o professor algumas pessoas se sentirão ofendidas e fica realmente desagradável, inclusive para o professor.
Não que vc não deva olhar para ele, mas fale olhando para todos que estão te ouvindo.

5 - Foque em um ponto

Se vc é tímido, e só de olhar para alguém enquanto fala, acha que vai esquecer de tudo, foque num ponto, mas que dessa forma sua cabeça fique erguida e dê a impressão que vc está olhando pra platéia. Um exemplo é focar no fundo da sala ou não olhar diretamente nos olhos de ninguém para não se constranger (essa dica é só para os tímidos).

6 - Tenha algo em mãos

Para quem tem a mania de falar com as mãos e não sabe o que fazer com elas no meio da apresentação, uma saída é por exemplo segurar uma caneta, ou até mesmo os cartões com as anotações, com isso vc "dispensa" a sua atenção ou nervosismo no objeto e tende a ficar mais calmo.

7 - Treine antes

Temos a mania de ler, reler o que vamos falar, porém só abrimos a boca na hora da apresentação. É por esse motivo que muitas vezes aquela palavrinha que está na ponta da língua foge, porque vc não a usa por muito tempo e até o cérebro vasculhá-la na memória todo o resto já se foi...

Por isso, treine o que realmente vc irá falar. Vale na frente do espelho (muito bom tbm pra reconhecer alguns vícios que vc tem, como mexer no cabelo, mexer muito as mãos, etc), no chuveiro, no caminho para a escola, enfim qualquer tempo que tiver.


Bom, acho que as mais importantes eu lembrei, se por acaso lembrar de alguma que for relevante eu escreverei aqui.

Nos próximos tópicos também, colocarei dicas de como elaborar uma boa apresentação de slides, o que influencia bastante na apresentação também.

bjin

Olá!
Esse é meu primeiro post.

Sempre ouvi falar em blogs, faz algum tempo que uso computador e internet, mas nunca me interessei em criar um.
Ficava imaginando, já não consigo tempo nem para escrever no orkut, nem no twiter, nem papear no msn... (quanta coisa pra perder tempo, não?!)
Bom, mas a curiosidade me inspirou e resolvi entrar neste mundo, tão explorado pela maioria dos "internautas".

Acredito que esta pode ser uma chance de desenvolver uma habilidade minha que anda um pouco enferrujada: escrever.

Sou universitária, e vez ou outra sou solicitada a opinar sobre assuntos que nem ao menos conheço.
Daí vem primeiramente a pesquisa e depois desenvolver o texto com minhas próprias palavras.

Ultimamente, venho encontrando dificuldades em escrever um bom texto, ou na verdade, eu até consiga, mas por não praticar tanto (hoje em dia é só pesquisar o que vc quiser que encontrará tudo pronto na net, não é?!!) a preguiça toma conta e vc acaba pegando um pedacinho de idéias aqui, outro ali e o que é seu realmente vc nem sabe ao certo.

Escrevendo isto agora, acabei de me dar conta de mais um impacto negativo que a tecnologia e toda essa "tsunami" de informações prontas causam na educação de nossa geração. Este assunto dá uma bela discussão, mas vou deixar pra outro dia (calma Janaina, vc está apenas começando).

Espero que este blog me ajude e que eu possa ajudar outras pessoas também, inclusive a refletir sobre os assuntos que levantei aqui.

Bjus e até a próxima.